Por Edimilson Carvalho

sábado 16/03, a comunidade Xaxará de Prata, reuniu por volta de 100 pessoas, para o evento: março voz de todas as mulheres em homenagem ao pré centenário da mãe Ruth de Oxalá.

Mãe Ruth de Oxalá, a grande homenageada
Mãe Ruth de Oxalá, um exemplo de inspiração de força, humildade compaixão e serviço ao próximo para todas as mulheres.
Mãe Ruth era sem dúvida uma mãe no sentido espiritual e literal, a despeito de todos os problemas de saúde que lhe acometia, ela não deixava de cumprir a sua missão de ajudar os mais necessitados.
Na sua humilde casa sempre tinha lugar para acolher as famílias, e lá se tornava o lar para muitos que não tinham mais esperança.
Esse mês de março comemoramos o dia internacional da mulher, mais esse evento especial é em preparação do centenário de nascimento dessa mulher espiritual e inspiradora.
Mãe Ruth de Oxalá partiu mais deixou inúmeros filhos que vão sempre se lembrar e reverenciar sua luta e dedicação em sempre fazer o bem.
Ao homenagear a mãe Ruth de Oxalá, estamos homenageando todos as mulheres que se sacrificam e fazem a diferença na vida das pessoas.
Naiara Ferreira – vítima de tentativa de feminicídio
O evento serviu também para homenagear a Naiara Ferreira dos Santos, moradora do Vale do Amanhecer que foi vítima de violência promovida pelo seu ex parceiro, que a deixou paraplégica.
Nayara é um símbolo da luta contra a violência as mulheres de Planaltina, por conta do seu estado vegetativo, ela necessita de muita ajuda e recursos.
Quem puder ajudar de alguma forma a Naiara, entre em contato com os telefones no final da matéria.

A comemoração:
A comemoração especial em alusão ao mês da mulher, contou com presenças ilustres como a do Deputado Distrital Reginaldo Sardinha e sua esposa Keila Sardinha, da Deputada Federal Erika kokay, Profª Keila Rocha, Presidente do CDPL-DF, Ronaldo Araujo, Presidente do CDAV, do Edimilson Carvalho, Presidente do CONVIDA, Milton Benício, Diretor de Fiscalização do CDDF, e das Diretoras do CDAV: Verônica Rodrigues e Cleide Reis.

O evento comemorativo contou com uma deliciosa feijoada completa, e várias atrações e atividades promovidos pelos parceiros da Xaxará de Prata:
– Centro Técnico de Beleza Verônica Rodrigues, trouxe uma equipe com vários profissionais que ofereceram corte de cabelo e outros serviços,
– Acupuntura com os profissionais Rita Felicetti e Marcos Vilas,
– Grupo de dança folclórica, Sensação Paraense, apresentou diversas danças do Pará inclusive o Carimbó,
– Impacto do Amazonas que fez uma apresentação da dança (casal) Lundum, e
– Grupo de Maracatu, Flor do Serrado, apresentou toques de percussão (batuque), também tocaram e cantaram para apresentação da ciranda, onde várias pessoas dançaram, inclusive a Deputada Federal Erika kokay.

O evento também contou com uma oficina de pintura de sacolas ecológicas para as crianças, mais até adultos participaram da atividade e uma exposição de fotos de Ogan Luiz Alves.
Palestrantes:
Palestraram e recitaram no evento:
Keila Rocha, Laura Cristina, MC Debret, Yasmin Oliveira, professor Vagner Odara, Ana Carolina (recitou o cordel da Mariele Franco) e o cantor Bruno Rangel, os dois últimos vieram do Centro Espírita Rosa Branca da Mãe Cícera, e ajudaram muito no evento.

Conhecendo a Comunidade Xaxará de Prata
O primeiro filho da Mãe Sueli, o Dofono de Oxumarê, levou os visitantes a um tour para conhecerem a comunidade e a praça dos orixás, que fica na beira do rio com várias estátuas dos diversos orixás, que foram construídas pelos próprios membros da comunidade, local de muita paz e espiritualidade.

O Deputado Distrital Reginaldo Sardinha, falou da sua parceria e compromisso com a comunidade, ressaltou também que a CLDF, esse mês de março tem feito um esforço para aprovar todas as leis de enfrentamento a violência contra a mulher, que já tramitam na casa; ressaltou o seu projeto de lei que proíbe os homem de assumir função pública em Brasília, se tiverem condenação transitada em julgada na lei Maria da Penha.

A Professora Keila Rocha, palestrante motivacional, membro da AJEB (Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil – DF), participantes dos grupos Mulheres do Brasil, Mulheres em segurança do DF e do REDEMA (Rede de Mulheres em Ação), falou sobre a importância do enfrentamento a violência contra a mulher, através de ações práticas, e recitou um poema de sua autoria Mulher cabocla, que ressalta as virtudes e força da mulher.

A Mãe Sueli Gama, líder da comunidade, e que também é Diretora das mulheres do CDAV, agradeceu os parceiros e a equipe responsável pela organização, Sueli salientou que o ano que vem as festividades serão ainda maiores pois será o centenário da mãe Ruth de Oxalá.
Sorteio de Brindes:
No final do evento aconteceu sorteio dezenas brindes para os participantes, até mesmo esse blogueiros que vos escreve foi sorteado e ganhou um sanduicheira.

O evento foi um sucesso total, nem mesmo a chuva que apareceu no final, esfriou os ânimos dos participantes que ainda dançaram ao som da percussão do grupo Flor do Cerrado.
As atividades religiosas do centro, são aberta ao público e quem quiser conhecer a comunidade Xaxará de Prata, fica na DF 130, Km 05, Setor de chácaras Sítios do Agrovale, próximo ao Vale do Amanhecer em Planaltina.
Contatos: 983335076/983130831
Siglas:
– CONVIDA: Consórcio Nacional de Valorização ao Desenvolvimento.
– CDPL-DF: Conselho de Desenvolvimento de Planaltina DF.
– CDAV: Conselho de Desenvolvimento do Arapoanga e Vale do Amanhecer.
– CDDF: Conselho de Desenvolvimento do Distrito Federal.
Fotos: Comunicação do CDDF
Galeria de fotos do evento
































