
No dia 29/04, no Vale do Amanhecer, houve a audiência pública para criação da R.A do Arapoanga – a nova poligonal vai abranger também o vale do Amanhecer, a zona rural e as áreas adjacentes.

A nova Região Administrativa tem uma população de 80 mil habitantes, sendo que 10 mil estão na zona rural.
Não pense que será apenas mais uma simples R.A, pois essa região é muito rica ecologica e economicamente, com um grande potencial turístico.
Na hidrografia, são 8 córregos que têm o maior recurso hídrico da região, como a barragem do Pipiripau que abastece toda Planaltina. Possui pelo menos 6 estradas e vias que cruzam a área e um potencial turístico enorme, se bem aproveitado poderá gerar renda e desenvolvimento.
Potenciais pontos turísticos da região:
– Morro da Capelinha;
– Cachoeira do Pipiripau;
– Barragem do Pipiripau;
– Cachoeira do Córrego 15;
– Hotel fazenda Áqua Cerrado;
– e a base aérea da Aeronáutica.
Com toda essa importância e potencial não dá pra arriscar na indicação de um administrador só por que balançou bandeira e distribuiu santinho na campanha.
Alguns nomes surgem de forma espontânea, fruto de opiniões de vários atores sociais locais e de outros setores que observam com atenção e temor o desenrolar dos fatos, sendo alguns do meio político e outros da sociedade civil organizada.
Hélio Rosa: dizem que é apadrinhado por Lucas Kontoyanis, Vice Presidente do Avante DF e estrategista político do Governador Ibaneis. Helio não tem rejeição do Cláudio Abrantes, pois o apoiou nas últimas eleições, inclusive seu nome foi cogitado no início do ano para assumir a Administração de Planaltina, muitos dizem que teria sido a melhor escolha, pois detém uma gama de projetos de desenvolvimento e parceiros institucionais para a execução na cidade.
Hélio Rosa é graduado em gestão pública e tem MBA em Administração Pública e Gerência de Cidades, também é gestor ambiental, ativista ecológico, e atualmente é Vice Presidente do Conselho de Desenvolvimento do DF (CDDF).
Seria uma escolha que casaria a capacidade técnica e a articulação política e institucional.
Antônio Luiz da Costa (Aluízio) é empresário do ramo imobiliário, é também ativista social, promoveu diversos cursos de capacitação de forma gratuita na comunidade do Arapoanga. Na ocasião fez parceria com empresas de forma que a maioria dos alunos quando concluíam os cursos já saíam com emprego garantido, essa iniciativa de sucesso não passou despercebida, inclusive sendo reconhecido pelo Ministério do Trabalho como uma das entidades parceiras do trabalhador.
Antônio Luiz é do grupo político do Deputado Cláudio Abrantes, foi um dos primeiros na cidade a levar o nome do governador Ibaneis, mesmo quando não a maioria não acreditavam no potencial crescimento do governador. Atualmente é Secretário de Empreendedorismo do CDDF.
Aluízio seria um nome que transitaria muito bem no meio empresarial e social, com grande potencial de capacidade de gestão, pois é um empresário de sucesso.
Professora Keila Rocha, é pós graduada em Administração, Orientação e Supervisão Escolar, tem atuação muito forte no enfrentamento à violência contra a mulher, atualmente é Secretária de Capacitação do CDDF. Ela tem um viés de empreendedorismo e capacitação, também é gestora no terceiro setor da economia.
A Profª Keila Rocha tem vasta experiência na gestão do serviço público, foi chefe de gabinete e Secretaria Municipal de Assistência Social e do Trabalho de Macapá – AP.
Não tem apadrinhamento de nenhum Deputado, mas por conta de seu trabalho e engajamento em projetos sociais, ela transita muito bem com todos as lideranças comunitárias e políticas da cidade. Seu nome tem sido cogitado por muitas lideranças de peso, seria uma gestão bem técnica, política e humanizada, não seria uma má idéia uma mulher ponderada e bem articulada politicamente na frente da Administração do Arapoanga.
Bispo Eldo, uma forte liderança religiosa e social do Arapoanga. Segundo informações, é um grande estrategista político e agregador de lideranças, alguns atribuem ao grupo que ele faz parte, a votação maciça que Rafael Prudente teve em Planaltina.
Tem um viés social, tem capacidade técnica e sabe trabalhar em grupo.
Ronaldo Araújo, Presidente do CDAV – Conselho de Desenvolvimento do Arapoanga e Vale do Amanhecer, foi candidato a deputado distrital, é a uma das maiores lideranças comunitárias daquela região, inclusive era o nome perfeito e mais cotado pela comunidade para assumir a Gerência do Vale do Amanhecer, mas não foi indicado por não pertencer ao grupo político do Deputado Cláudio Abrantes.
Mesmo sem ser indicado, tem apoiado todas as ações da Administração Regional na região, Foi um dos que se pronunciou na audiência a favor da criação da nova R.A do Araponga desde que fosse abrangente a toda zona rural e áreas adjacentes.
Ronaldo Araújo seria uma escolha política com grande poder agregador na região e também possui conhecimentos de gestão, pois está à frente do Conselho de Desenvolvimento do Arapoanga e Vale do Amanhecer.
São esses os nomes mais relevantes de nota nesse momento, claro que se trata de uma escolha de cunho político, podem aparecer outros nomes pra fazerem parte de mais uma matéria posterior.
Vale lembrar também que a Audiência Pública foi uma iniciativa do Deputado João Cardoso do Avante e contou também com a presença do Deputado Hermeto do MDB.
O que se sabe que o Tiago Tarsis, Secretário geral do Avante DF e atual chefe de gabinete do Deputado João Cardoso, foi o organizador e teve a participação de grande parte das lideranças do Vale do Amanhecer e do Arapoanga.
O Avante, do vice governador Paco, é o partido com mais força na indicação de administradores regionais, conseguiu emplacar 5 cinco (Cruzeiro, Paranoá, Jardim Botânico, Varjão e Sobradinho).
Fazendo uma leitura bem simplista do cenário político atual em Planaltina, pode se observar que teria pelo menos 03 deputados que teriam motivos e grupos para apadrinhar a poligonal do Arapoanga.
Não seria de se estranhar que o deputado Rafael Prudente, Presidente da CLDF e do MDB-DF, quisesse apadrinhar e indicar o Administrador da nova R.A, tendo em vista que foi o candidato que não é de Planaltina, mais bem votado com mais de 5 mil votos e ainda mantém um grupo grande na cidade e, no ponto de vista de muitos, poderia vir candidato à Deputado Federal em 2022, e Planaltina é, sem dúvida, uma cidade muito receptiva ao seu nome e projetos.
Outro também que a princípio teria a preferência na indicação é o próprio deputado Cláudio Abrantes, líder do governo na CLDF.
Cláudio Abrantes está no terceiro mandato como Distrital e naturalmente, se nada mudar, virá como Federal em 2022.
Apesar de ser o Deputado genuinamente de Planaltina e muito conhecido na região, sua votação na cidade acabou ficando bem aquém do que os especialistas (politiqueiros) esperavam, alguns atribuem essa baixa votação na cidade a algumas figuras controversas que trabalharam na coordenação de sua última campanha e que tentam impor suas decisões com pressões.
Segundo bastidores, deputado Cláudio já apadrinha 2 duas administrações regionais: a do Lago Norte, com o Marcelo Ferreira, e a de Planaltina, com o Gilson Amorim, nada mais do que justo do ponto de vista político e de sua relevância na cidade e no governo.
A cotação entre os atores políticos da cidade e de outros setores é que o deputado Cláudio Abrantes, na prática, teria a preferência na indicação da futura nova poligonal do Arapoanga.
Nesse cenário tão cheio de possibilidades, aparece o terceiro deputado que seria o Agaciel Maia, que preside a Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF), uma das mais importantes comissões da CLDF.
Tal possibilidade do deputado Agaciel Maia, de uma futura indicação, poderia acontecer por motivos óbvios, pois na legislatura passada foi um dos deputados que mais enviou recursos de emendas parlamentares para obras em Planaltina, alguns falam em torno de 30 milhões de reais, esse montante beneficiou em muito o Arapoanga.
Agaciel Maia, até o momento, não indicou nenhuma administração regional, porém por toda sua relevância no cenário político e por ser considerado um deputado de primeiro escalão, acredita-se que, com certeza, não deixará de indicar pelo menos 2 ou 3 administrações, uma vez que recentemente os todos os deputados da base governista solicitaram ao Governador Ibaneis que o incluísse no grupo de frente.
Nos bastidores do poder existem indicativos que 11 administradores serão exonerados nos próximos dias na chamada “dança das cadeiras”, justamente para acomodar os deputados que estão sinalizando o apoio ao governador. Inclusive já começou nos últimos dias com a exoneração da Administradora do Guará, Vânia Gurgel, para atender ao distrital Rodrigo Delmaso.
Fotos: Internet/Montagem
Proposta da nova Poligonal
