Reunião de alinhamento técnico e institucional do CDDF e o CONVIDA com os integrantes CD-Ceilândia.

Integrantes do CDDF e CD Ceilândia

Segunda-feira (27), no IADIS – Instituto de Apoio Desenvolvimento e inclusåo social, da Presidente Eliane Arcenio, na Ceilândia Sul, aconteceu a primeira reunião de alinhamento técnico e institucional na cidade.

A reunião com o CDDF e o CONVIDA foi uma iniciativa de Paulo Florentino – Superintendente do CDRS – Conselho de Desenvolvimento da Região Sul do CDDF.

A reunião teve como objetivo explicitar as finalidades e ações do CDDF e o CONVIDA a níveis distrital e local.

Estiveram presentes na reunião: Eugênio Piedade – Presidente do CDN/CDDF, Hélio Rosa – Vice-Presidente do CDDF e responsável técnico pela estruturação do Conselho, Edimilson Carvalho – Presidente do CONVIDA, Paulo Florentino – Superintendente do CDRS, Milton Benício – Assessor Especial da Presidência, Valquíria Félix – Secretária de pesquisa de mercado do CDDF, e a nova Presidente Eliane Arcenio, e os integrantes do CD-Ceilândia.

A reunião foi dirigida por Paulo Florentino, que após agradecer a presença dos diretores e assessores, deu início a reunião falando da importância desse momento por que será um divisor de águas nas ações locais do CD-Ceilândia, pois sanará as dúvidas e dará novos direcionamentos institucionais ao Conselho local.

Eugênio Piedade, Presidente do CDN/CDDF – Conselho de Desenvolvimento Nacional/Distrito Federal, aproveitou a ocasião para explicar de forma clara os objetivos do Conselho, ressaltando a importância do engajamento nas ações.

Eugênio também explicou os motivos da nova orientação que reduziu para 10, o número de integrantes nos conselhos locais, a redução visa dar celeridade as reuniões e as ações dos conselhos locais.

Hélio Rosa, Vice-presidente fez um panorama das ações de todo o trabalho realizado pelo CDDF, ressaltando que o conselho vem trabalhando diuturnamente ao longo desses 6 meses desde sua criação.

A presidência do CDDF e alguns diretores e secretários têm encarado o trabalho do conselho como um sacerdócio, Hélio Rosa ressaltou também que o CDDF nunca esteve tão ativo em suas atividades institucionais e técnicas, pois precisa deixar tudo pronto para o início das execuções dos projetos.

Hélio, também explicou de maneira pormenorizada a atuação, missão, objetivo e posicionamento político da instituição, lembrando sempre o caráter de parceria com o ente público e a iniciativa privada.

Para Hélio Rosa, o curso 5 Passos para o Desenvolvimento é o caminho para a qualificação técnica inicial dos integrantes do conselho, porém se faz necessário a busca constante da extensão do conhecimento individual, através de outros cursos que proporcione o conhecimento técnico.

Hélio Rosa, ressaltou a importância do conhecimento tendo em vista que todos os conselhos deverão apresentar um projeto/plano de desenvolvimento da sua locaidade.

Edimilson Carvalho, Presidente do CONVIDA- Consórcio Nacional de Valorização ao Desenvolvimento, explicou a missão e os objetivos do consórcio na elaboração dos projetos, acompanhamento das execuções.

Edimilson explanou sobre as parcerias que o CONVIDA tem firmado através de documento legal de parceria técnica e operacional com as OSCs qualificadas e com lastro de várias execuções de projetos oriundas de emendas parlamentares de forma excelente.

Todas as entidades são minuciosamente pesquisadas, e devem apresentar os portfólios das execuções e as prestações de contas aprovadas.

Lembrou que a missão recebida pela Presidência e Vice-Presidência do CDDF, não é apenas gerir, viabilizar e promover a execução dos projetos, mais também garantir que todos os projetos tenham os resultados que constam no plano de trabalho e sua fiel prestação de contas.
Garantindo assim aos parceiros a continuidade na execução de projetos futuros e a tranquilidade aos parceiros doadores.

Os participantes tiveram oportunidade de fazerem perguntas, expressarem suas dúvidas sobre o trabalho a ser desenvolvido e atuação do CDDF e o CONVIDA.

Todos sem exceção expressaram gratidão pelas informações e as dúvidas sanadas.

Na reunião foi levantada a possibilidade da Superintendência da Região Sul, organizar uma galinhada ou feijoada para promover a arrecadação de fundos mantenedores das ações e a confraternização dos integrantes dos conselhos da região.

O que é certo, e que de fato se cumpriu o que o Superintendente da Região Sul, Paulo Florentino, colocou no início dos trabalhos que a reunião serviria para dar novos rumos e ser um divisor de águas nos trabalhos a serem executados pelo CDCei – Conselho Desenvolvimento da Ceilândia.

Fotos: Comunicação do CDDF.

Siglas:
CDN: Conselho de Desenvolvimento Nacional.
CDDF: Conselho de Desenvolvimento do Distrito Federal.
CONVIDA: Consórcio Nacional de Valorização ao Desenvolvimento.
CDRS: Conselho de Desenvolvimento da Região Sul.
CDCei: Conselho de Desenvolvimento da Ceilândia.

Deixe um comentário