
Nesta terça-feira (18/06), Diretoras, Secretárias do CDDF e convidadas, reuniram para definir ações e projetos de enfrentamento a violência psicológica e física contra as mulheres e o feminicídio.
A reunião aconteceu na faculdade horizonte na asa norte, e foi em cumprimento a uma orientação do Sr. Eugênio Piedade, Presidente do CDN/CDDF, para que o conselho tenha um grupo de trabalho para criar uma agenda positiva em relação aos problemas de violência contra as mulheres que assola a nossa capital e o Brasil.

Esteve presente a Profª Joelma Oliveira Bonfim, que integra o grupo de trabalho a convite da Profª Keila Rocha, Secretária de Capacitação do CDDF.
A Profª Joelma Bonfim, é Administradora de Empresa e Pedagoga, com Pós Graduações em Psicopedagogia, Liderança em Coaching e Gestão e Orientação Escolar, também e palestrante motivacional para mulheres em vulnerabilidade social e atua na elaboração e execução de projetos na área de enfrentamento a violência contra a mulher e o trabalho infantil.
Profª Joelma, está coordenadora pedagógica na Escola de Educação Infantil CoCris no Recanto das Emas.
O grupo de trabalho de mulheres notáveis do CDDF e convidadas, será coordenada pela Profª Keila Rocha, escritora, a fundadora da Associação de Jornalista e Escritoras de Brasília (AJEB), participante ativa dos grupos mulheres do Brasil e Mulheres em segurança, e também é coordenadora de curso de capacitação técnica no terceiro setor.
Segundo a Profª Keila Rocha, as reuniões do grupo de trabalho serão semanais nas terças-feiras na Faculdade Horizonte até que seja elaborada o projeto e a cartilha do CDDF para o enfrentamento a violência e o feminicídio.
Estiveram também presentes na reunião do grupo de trabalho: Tânia Coelho – Diretora de Mobilização do CDDF, Lúcia Bicalho – Secretária do CDDF, Luciana Nascimento – Diretora das Mulheres do CD-Planaltina DF, Terezinha Tocantins – Vice-Presidente do CD-Cruzeiro, Sra. Aparecida dos Santos – Assessora de Assuntos Nacionais do CDN/CDDF e Presidente Nacional do PROS Mulher, Laudicéia Dourado – Assistente da Sra. Aparecida dos Santos e Joyce Matias do grupo de mulheres REDEMA.

A Aparecida dos Santos, Assessora de Assuntos Nacionais do CDN/CDDF, que também preside o PROS Mulher Nacionalmente, acredita que a iniciativa da criação do grupo de trabalho foi uma decisão que mostra que o CDN/CDDF, está preocupado com a situação das mulheres que sofrem violência, e conta com a sua legião de mulheres comprometidas para fazer frente a esse problema.
Se colocou a disposição para está ajudando não apenas com opiniões e sua expertise mais sim de forma prática na construção da cartilha e do projeto.
Na reunião foi discutido as premissas da construção da cartilha de fácil entendimento e o projeto que terá várias ações praticas e inovadoras de enfrentamento a violência e o feminicídio, houve a participação de todas presentes e ficou definido que no próximo encontro será definido o objeto, público alvo, faixa etária e os locais onde será implantado o projeto piloto, as sugestões podem ser trazidas por escrito para da agilidade e serenidade a reunião.
A Profª Keila Rocha, convida as demais Presidentas e Diretoras das Mulheres dos CD-locais a participarem das próximas reuniões para que o projeto e a cartilha sejam construídas de forma compartilhada de opiniões e expertises na área de enfrentamento a violência psicológica e física contra as mulheres.
A professora ressalta também que todos os projetos do CDDF, devam ter o viés de empreendedorismo, capacitação e seja sustentável a sua execução.
Siglas no Texto:
– CDN: Conselho de Desenvolvimento Nacional.
– CDDF: Conselho de Desenvolvimento do Distrito Federal.
– Cocris: Escola de Educação Infantil Coração de Cristo.
Fotos: Integrantes do grupo de trabalho.