
O CDDF tem causado curiosidade e muitas vezes espanto nas esferas do poderes (Executivo e Legislativo) e em diversos grupos da sociedade civil organizada.
Obviamente por muitos não terem a informação correta, acabam fazendo uma leitura errada do que de fato é o conselho, sua organização, parcerias e as ações macros transversais.
Ultimamente o que mais se perguntam nos corredores do Palácio do Buriti e na CLDF é: O que é esse CDDF? O quê o Presidente Eugênio Piedade quer? E o que querem as pessoas envolvidas?
Gestão Compartilhada, “o Segredo do Sucesso”
Tudo é muito simples, o CDDF Conselho de Desenvolvimento do DF, com seus mais de 1.000 Conselheiros, tiveram um pensamento coletivo: Gerar Desenvolvimento neste território, através de projetos e ações de capacitação, empreendedorismo e turismo, propondo uma gestão compartilhada entre o governo e a sociedade civil organizada.

“Nada se faz sozinho, o Estado, a iniciativa privada e a sociedade civil organizada devem se unir para ter mais eficácia nas políticas públicas,” comentou Eugênio Piedade.
Uma equipe de integrantes qualificada e eficiente
Sua estrutura é composta de especialistas em empreendedorismo, jornalismo, marketing, publicidade, administração pública, pedagogia, construção civil, economia criativa, mercado compartilhado, sustentabilidade, lideranças comunitárias, etc… Um excelente quadro de consultores e instituições do Terceiro Setor que compõem o balcão de projetos do CDDF, que é organizado pelo CONVIDA (Consórcio Nacional de Valorização ao Desenvolvimento).

O conselho que originou pela Região Norte do DF, através do publicitário, jornalista e empresário da construção civil, Eugênio Piedade (Itapoã), que convidou o empresário fintech Helio Rosa (Planaltina) para vice-Presidente e, em seguida, o servidor público Estevão Reis (Sobradinho) para a Superintendência da Região Norte.

Hélio Rosa, Vice Presidente do CDDF, também responsável por toda estruturação técnica do Conselho, convidou o Edimilson Carvalho, consultor político, especialista no terceiro setor (MROSC) e na elaboração e execução de projetos, para presidir o CONVIDA, esse consórcio que atualmente reúne 15 entidades (OSCs) que são os braços na execução dos projetos do conselho.

Atualmente o CDDF integra as regiões norte, sul, centro e oeste do DF, bem como a Região Integrada de Desenvolvimento Econômico – RIDE (Entorno) e já recebeu convites de outros estados e do Palácio do Planalto para a implantação.
Os projetos macros são transversais e estão focados nos principais problemas sociais, onde foram feitos levantamento de dados para que em seguida pudesse elaborar as estratégias para o desenvolvimento na geração de trabalho e renda e na valorização das vocações locais. Com isso alcançar os resultados econômicos e sociais utilizando o empreendedorismo e o turismo.
O primeiro levantamento executado foi o da Região Administrativa do Itapoã. O Presidente Eugênio Piedade pesquisou, minuciosamente, andou em todos os pontos das cidades, conversou com moradores, diretores de escolas, comerciantes e com a população quanto às suas necessidades, dificuldades e possíveis soluções dos problemas encontrados. Enfim, um levantamento que contém 37 páginas que, ao ser entregue aos gestores, seria de muita relevância para mostrar a real situação e assim ajudar no desenvolvimento local.

Vimos a necessidade de combater emergencialmente no DF os 7,5% de desemprego das mulheres e os 6,5% de desemprego de jovens, utilizando palestras, cursos, as tecnologias digitais e a redução de desperdícios de água, energia e resíduos. Apresentamos inicialmente três propostas promissoras: O Projeto ATUAR para Mulheres, o Jovem MEI Digital e o Reduzir Desperdício, além de darmos sequência na Capacitação, através dos Workshops 05 Passos para o Desenvolvimento, salientou Helio Rosa (MBA em Administração Pública e vice-Presidente do CDDF).
Projetos inovadores e estruturantes




São 30 Diretores, 06 Superintendentes que, através dos Conselhos de Desenvolvimento Locais (em média 15 cada), cuidam de 32 regiões administrativas, mais 02 que serão criadas no DF, e 29 municípios da RIDE (Entorno do DF). E juntos vão elaborar os Planos de Desenvolvimento em cada cidade que tem um Conselho.
Com informações do Blog do Hélio Rosa – Fotos: Redes Sociais e internet.