
Neste domingo (09) aconteceu a 1ª reunião de mobilização social. Participaram mais de 40 lideranças, entre integrantes do CDDF e as presidências dos conselhos locais (cidades satélites).
A reunião aconteceu no Itapoã na sede do CDDF, na casa do presidente Eugênio piedade e sua esposa Maria Angélica, assessora especial do CDDF, e reuniu as lideranças dos conselhos locais, onde serão executado o projeto 5 passos para o desenvolvimento econômico em parceria com a SETUR e OSC Lumiart
A reunião serviu para nortear as lideranças locais para a mobilização social para execução do projeto em suas regiões.

Nesse primeiro momento o projeto piloto irá atender 18 cidades satélites, no entanto espera se em um curto período de tempo que outros parceiros viabilizem que o projeto abranja as demais, totalizando as 34 cidades satélites (R.As)
Cada presidência dos conselhos locais ficarão responsáveis pela mobilização dos atores sociais de sua região que irão participar dos 7 Workshops 5 passos para o desenvolvimento econômico.

Os Workshops visam a formação de pelo menos 300 empreendedores sociais, através da metodologia dos 5 passos para o desenvolvimento, criada pelos técnicos do CDDF.
Tendo como plataforma, a economia criativa e colaborativa com vista no turismo, o plano nacional e distrital de turismo, terceiro setor e as leis que regem as parcerias entre o estado e as OSCs (MROSC Federal e DF) e a elaboração de projetos.
Estiveram presentes entre outros:
Eugênio Piedade, presidente do CDDF, Hélio Rosa, vice-presidente, Estevão Reis, segundo vice-presidente, Edimilson Carvalho, presidente do CONVIDA, Wander, superintendente da região sul, Ítalo Felicidade, superintendente da RIDE norte, Marcilene Freitas, superintendente da região oeste e o Chico Santana, diretor da OSC Lumiart.
Eugênio, falou da importância do trabalho abnegado em prol do conselho, pois o CDDF forte, todos os integrantes do conselho também se tornam fortes. Expôs também como se deu criação do CDDF, e do empenho dos primeiros integrantes que se sacrificam para que o conselho se tornar se a potência que é hoje.
Pessoas como Hélio Rosa, Estevão Reis, Edimilson Carvalho, Keila Rocha, Milton Benício, Maria Angélica, Dian Alves e vários outros fizeram sacrifícios financeiro, de tempo e de seus talentos em prol do crescimento do conselho de desenvolvimento do distrito federal.
Claro que hoje o conselho expandiu para todas as regiões de Brasília e entorno, e vários outros atores sociais também se doaram de forma significativa e digna de reconhecimento, os anais da história do CDDF é repleta de relatos de abnegação de seus primeiros integrantes. E lembrar isso é uma forma de mostrar que nada e realizado sem esforço e dedicação.

Hélio Rosa, conduziu a parte técnica da reunião, onde foi colocada todas as questões relevantes do projeto e as distribuição das tarefas de mobilização.
Ressaltou que é fundamental a valorização do material humano, pois é o ativo mais importante do conselho.
Explicou o motivo da parceria com a OSC Lumiart que íntegra o CONVIDA (Consórcio Nacional de Valorização ao Desenvolvimento).
O CONVIDA agrega hoje 18 instituições sociais e escolheu como entidade âncora na execução dos projetos a Lumiart, pois é referência em execução e elaboração de projetos e na prestação de contas, dando a tranquilidade jurídica a todos os nossos parceiros que estão apoiando os projetos que o CDDF apresenta.
Chico Bandeira, diretor da Lumiart, falou da importância dá parceria e dos inúmeros projetos que serão executados que são frutos dessa parceria.
Há muito tempo que buscavamos uma parceria tão agregadora técnica, institucional e operacional como esta que firmamos com o conselho de desenvolvimento do distrito federal.
A junção da Lumiart ao CONVIDA, torna o CDDF modelo em elaboração e execução de projetos nas mais diversas áreas. Em pouco menos de 1 ano, são os parceiros (parlamentares) que nos buscam para que possamos está elaborando os projetos que eles tem interesses em agregar junto aos seus mandatos, ressaltou Eugênio Piedade.
Estevão Reis, que também é secretário executivo de turismo do GDF, falou de forma pormenorizada dos projetos que serão e estão sendo desenvolvidos pela SETUR Secretaria de Turismo.
A SETUR tem sido catalizador de todos projetos que visam o desenvolvimento do turismo, buscando expandir o turismo para todas as regiões do DF e o fortalecimento da economia colaborativa através de ações práticas.

Após a reunião, foi servido um almoço colaborativo, onde todos tiveram a oportunidade de contribuir trazendo um prato de sua escolha.
Todos saíram satisfeitos com as informações e animados para receberem em suas regiões, esse que será o projeto que mudará o conceito de desenvolvimento social em nossa capital.
Agenda dos Workshops e as respectivas localidades de abrangência:
1°) PLANALTINA – que abrangerá o Arapoanga e o Vale do Amanhecer, será no COMPLEXO CULTURAL DE PLANALTINA, no dia 03/03/2020, das 14 às 18 horas;
2°) CRUZEIRO – que abrangerá Núcleo Bandeirante, será no CENTRO DE CONVIVÊNCIA DO IDOSO, HCES 805 / 807 AE LOTE 2 B Cruzeiro Novo DF, no dia 10/03, das 14 às 18 horas;
3°) ARNIQUEIRA – que abrangerá AREAL/ADE, Riacho Fundo 1, será na PREFEITURA COMUNITÁRIA DE ARNIQUEIRA, no dia 17/03/2020, das 14 às 18 horas;
4°) ÁGUAS CLARAS – que abrangerá Taguatinga, será no COLÉGIO IDEAL, no dia 24/03/2020, das 14 às 18 horas;
5°) CEILÂNDIA – que abrangerá Sol Nascente/Pôr do Sol e Brazlândia, será na CASA DO CANTADOR, no dia 31/03/2020, das 14 às 18 horas;
6°) SOBRADINHO – que abrangerá Sobradinho II e Fercal, será na FACULDADE FAEL, no dia 07/04/2020, das 14 às 18 horas;
7°) ITAPOÃ – que abrangerá o Paranoá, será na COORDENAÇÃO REGIONAL DE ENSINO do Itapoã/Paranoá, no dia 14/04/2020, das 14 às 18 horas.
Galeria de fotos da reunião



















