
O Complexo Cultural de Planaltina foi o palco para o primeiro Workshop 5 passos para o desenvolvimento social com a ótica no turismo, que foi realizado na terça feira dia (03).
O workshop capacitou 71 empreendedores sociais das localidades de Planaltina e Arapoanga, Vale do Amanhecer e adjacências.
O projeto 5 Passos Para o Desenvolvimento Social, irá capacitar 300 empreendedores sociais em 15 regiões administrativas.
No workshop foram abordados temas como:
economia criativa, turismo, terceiro setor, elaboração de projetos.
E os 5 passos para o desenvolvimento (identificação dos atores sociais – levantamento das vocação da cidade – criação do polo – curso de formação dos atores – elaboração do PDE (plano de desenvolvimento econômico local)

A metodologia de ensino aplicada no workshop foi o método TIS, (Triplo Impacto Sensorial) onde os empreendedores tiveram oportunidade de participarem de modo efetivo, criativo e fazendo na prática.
Hélio Rosa, coordenador do projeto, salientou que a metodologia do triplo impacto, facilita e potencializa o aprendizado.
Todos os participantes devem sair do workshop com o conhecimento e a prática de todo o conteúdo aplicado. O método TIS é a garantia que formaremos os melhores empreendedores sociais do Brasil.
Edimilson Carvalho, Instrutor do projeto e um dos multiplicadores do método TIS, falou da importância da aplicação do conteúdo de forma pragmática e objetiva.
“O workshop foi um sucesso, pois conseguimos cumprir o plano de trabalho na sua totalidade e as turmas tiveram a oportunidade de fazer um plano de desenvolvimento local com vista em potencializar as características turística da região”.

O workshop é um termo de fomento entre a OSC Lumiart e a Secretaria de Estado de Turismo do DF.
E tem a parceria com CDDF que faz a mobilização social nas regiões administrativa onde serão realizados os workshops.
Autoridades e apoiadores
O deputado distrital Cláudio Abrantes é o padrinho do projeto, e foi graças a sua visão de desenvolvimentista que o impulsionou a destinar os recursos (emenda parlamentar) para formar os empreendedores sociais na primeira etapa do projeto e já tem o compromisso levar o projeto para todas as localidades do DF, formando mais de 1000 empreendedores.
O governo do Distrito Federal, através do Secretário de Governo, José Humberto (Pezão), que tem apoiado as iniciativas e os projetos do CDDF.
Eugênio Piedade, presidente do CDDF (Conselho de Desenvolvimento do Distrito Federal), o conselho é o idealizador do projeto e o responsável pela mobilização social.
A Secretaria de Turismo, que é a pasta que abriga o projeto e tem feito todo o empenho e articulação para sua execução.
Gilson Amorim, administrador regional de Planaltina que colocou sua equipe a disposição do projeto, ajudando de forma exponencial para a realização do evento.

Equipe de Instrutores
A equipe é coordenada pelo Hélio Rosa, MBA em administração e gerência de cidades – Edimilson Carvalho, Jornalista, consultor do terceiro setor e presidente (CONVIDA) do Consórcio Nacional de Valorização ao Desenvolvimento – Dian Alves, empresário, administrador de empresas e secretário do CDDF – Keila Rocha, Pedagoga, coaching e diretora do CDDF – Tito Santana, Diretor executivo da Lumiart, especialista em Marketing e na elaboração de projetos.
Mobilização social em Planaltina DF
A mobilização social ficou a cargo do conselhos de desenvolvimento de Planaltina e do Arapoanga/Vale do Amanhecer, que tem respectivamente os presidentes Carlos Vinicius e a Fran.
Apresentação cultural

Abertura do workshop teve 2 apresentações culturais:
Grupo dois pontos, com Ítalo Felicidades e Daniel Cardoso e uma apresentação de um grupo de dança de Flashback que é coordenada pela Fran.

E no final de cada workshop, será elaborado um plano de desenvolvimento local com ótica no turismo.
Assim, após a realização de todos os workshops, teremos um grande plano de desenvolvimento social com vista no turismo, que abrangera 15 regiões administrativa.
O plano então será entregue as autoridades políticas para servir como subsídio para implementação de ações a nível de Estado.
A próximo workshops será realizado no dia 10/03 no Cruzeiro, que vai abranger também os moradores do núcleo bandeirantes.
Fotos: Assessoria de Comunicação do CDDF