Administração de Planaltina: Lideranças exigem mudanças

Administração Regional de Planaltina DF

Planaltina será teste de administrador? Em tempo coronavírus, ouvimos muito falar em teste de remédios e vacinas para combater a pandemia.

Estão querendo fazer em Planaltina algo semelhante, um laboratório para testar um administrador que não tem o apoio das lideranças locais e teve participação do fracasso da administração anterior, afinal ele era o número 2 no comando, pois chefiava o gabinete que tinha gerência nas decisões e ações da administração.

Fazer teste com a administração da cidade, mais antiga da capital, é no mínimo menosprezar a história e tudo que ela representa para mais de 210 mil habitantes.

Segundo a ouvidoria do GDF, Planaltina não cumpriu a meta de resolução dos pedidos da comunidade, ficando com pífios 67%. Outras administrações fecharam com 100%.

Isso mostra claramente que a administração da cidade não consegue dar o retorno que a comunidade tanto necessita e anseia.

E agora aquele que tem o poder de indicação (deputado Cláudio Abrantes) pode ou não efetivar o administrador interino, (Célio Rodrigues) que é visto por muitos como pivô da neutralização do antigo administrador (Gilson Amorim). O que é fato que o cabo de guerra entre o Gilson e o Célio deixou uma marca negativa de incompetência e inércia na administração, os números da ouvidoria provam isso.

Não tem outro termo a usar, infelizmente avacalharam a nossa administração regional com essa disputa interna.

A Administração Regional é o elo entre os anseios da comunidade com o GDF, e o cargo de administrador é o mais importante da cidade, deveria ser sagrado e não poderia ser ocupado por alguém que é um dos responsáveis pela inércia e incompetência na gestão anterior, por fazer parte de uma equipe sem experiência com a coisa pública.

O mínimo que esperamos que o líder do governo, o deputado Cláudio Abrantes, siga os passos do governador Ibaneis que fez a escolha de sua equipe de execução e que tem mostrado muita eficiência e eficácia nas políticas públicas, principalmente como modelo internacional nas ações de combate ao coronavírus.

Lideranças exigem mudanças

Lideranças setoriais de Planaltina

Este blog ouviu quatro lideranças comunitárias de diferentes bairros da cidade, todos com muita representação, formadores de opinião e experiência no trabalho junto as comunidades:

Prefeito Comunitário – Tales Alves

Tales Alves, prefeito de uma das maiores associações de moradores de Planaltina, com mais de 25 mil pessoas na região, disse:
“Precisamos de um Administrador que seja isento de qualquer questionamento sobre sua conduta em relação a saída do anterior. A nossa comunidade é muito carente e deficitária de políticas públicas, nosso governador tem feito o seu melhor, inclusive tenho participado de reuniões com secretários de estado que têm mostrado preocupação com a realidade de nossa cidade, e não podemos retroceder nesse avanço, precisamos de alguém competente e que saia do seio da comunidade”.

Assistente Social e líder comunitária – Eunice Alcântara

Eunice Alcântara, assistente social especializada em políticas públicas, uma liderança que trabalha na regularização fundiária e faz um trabalho a muito tempo com idosos de Planaltina, acredita que o deputado Cláudio Abrantes, até por sua condição de parlamentar deve ouvir as lideranças e indicar um nome que seja técnico r acadêmico e que tenha experiência na gestão pública, e que faça uma gestão compartilhada, inserindo o povo nas decisões.
E que ser empresário não qualifica a pessoa para ser administrador, pois são gestões bem diferentes.
Ressalta também que a política assistencialista de entrega de cestas básicas, por parte do gestor público, não resolve o problema estrutural, claro que é importante, porém deve vir acompanhada de políticas de empoderamento social.
O gestor precisa ter a capacidade de fazer parcerias para amenizar as políticas assistencialistas.

Rogério do Buritis – Liderança atuante do Buritis

Rogério do Buritis, uma liderança atuante no Buritis 2, disse que o deputado precisa ouvir as lideranças comunitárias e é fundamental que o novo administrador levante a bandeira da comunidade, pois Planaltina está perdendo muito com as pessoas ineficientes. precisamos de um administrador que vai a luta pelos interesses da cidade e, acima de tudo, que coloque a mão na massa, pois a comunidade está cansada em não ter os seus pedidos atendidos. Não podemos deixar essa onda pela mudança acabar, mesmo que seja necessário eu irei mobilizar a população em abaixo assinado para que dessa vez possamos ter voz na escolha do nosso administrador.
Muitos comerciantes estão com o mesmo pensamento que precisamos de mudança de fato.
“O administrador tem que ser uma liderança comunitária pois esses sabem como fazer o trabalho na ponta”, ressaltou.

Rogério do Araponga – Liderança Comunitária da região do Arapoanga

Rogério do Araponga, uma liderança que tem trabalhado muito para transformar o bairro do Arapoanga em Região Administrativa, acredita que as lideranças precisam ser ouvidas e valorizadas nesse processo de indicação, no entanto, entende que é fundamental que a comunidade seja ouvida, citou exemplos das enquetes que tem circulado na cidade, que têm nomes como Cel Genilson, Helio Rosa e outros lideranças.
E que espera que logo o governador possa cumprir a promessa de campanha, a de promover eleição para escolha dos administradores, assim a comunidade de fato seria ouvida na escolha daquele que será o seu representante, podendo assim cobrar eficiência e trabalho.

Sabemos que a nomeação de um administrador é uma decisão do governador, que ouve o deputado aliado, em Planaltina é o Cláudio Abrantes, que no meu ponto de vista tem realizado um excelente trabalho como líder do Governo na CLDF e tem recebido os louros, pois inúmeras vezes o governador Ibaneis tem citado a importância de sua liderança.
Mas, espero sinceramente que não peque na escolha do administrador, a cidade está muito apreensiva com a sua decisão, pois o fracasso da gestão anterior pode se repetir novamente, em outras palavras “Se quisermos resultado diferente, precisamos de ações diferenciadas das anteriores”.

Penso também que o Deputado Cláudio Abrantes pode seguir os conselhos das lideranças e fazer uma indicação que venha apaziguar o anseio por uma mudança de fato.

A comunidade não quer a troca de seis por meia dúzia.

Fotos: internet/arquivo pessoal

Deixe um comentário