Cláudio Abrantes quer efetivar o Célio, mesmo contra a comunidade de Planaltina

Deputado Distrital Cláudio Abrantes (PDT) líder do Governo na CLDF

Segundo informações de fontes da administração e de lideranças próximas do deputado Cláudio Abrantes, saiu dele mesmo a confirmação que vai efetivar a qualquer custo o fotógrafo Celio Rodrigues como administrador de Planaltina, o ato segundo ele próprio acontecerá após uma conversa com o Governador na próxima semana.

Essa atitude do Deputado contraria as expectativas das lideranças e do movimento popular que a cada dia vem crescendo contra a nomeação do atual interino (considerado pivô da queimação que culminou com a exoneração do Gilson Amorim).

Sem dizer que também contraria alguns entendimentos jurídicos quanto à necessidade de experiência técnica acadêmica (Nível Superior).

Alguns juristas têm interpretado o Decreto 36.462, de 23 de abril de 2.015, que trata sobre as nomeações dos quadros da Administração Regional, onde descreve os cargos e os pré-requisitos, exigindo curso superior para ser Administrador da cidade. Grande maioria dos cargos já são exigidos no mínimo 02 anos de experiência na gestão pública como também formação superior em áreas administrativas e técnicas.

Cláudio Abrantes, no mínimo contraditório em suas ações na CLDF em relação a Planaltina.

Cláudio vai de encontro ao seu próprio trabalho como líder do governo na CLDF

No ano passado, o GDF encaminhou uma proposta à CLDF para eleição direta para administradores e, para ser candidato, seria preciso ter idade mínima de 21 anos, “idoneidade moral e reputação ilibada”. O candidato também precisaria comprovar conclusão de cursos em áreas que envolvam direito, gestão, planejamento, administração, recursos humanos, orçamento e finanças, além de experiência de, no mínimo, dois anos em cargos de direção ou gerência em órgãos públicos. Cláudio como líder do governo, é o responsável para que essa proposta que exige nível superior e experiência para o cargo de administrador seja aprovada.
Como ele vai articular juntos aos demais deputados a aprovação da proposta do Executivo que ele mesmo está contrariando em sua cidade?

A Câmara Legislativa do DF por sua vez manifestou-se através da Lei Distrital 6.260/2019 para eleição direta, onde também os critérios seriam os mesmos. Acontece que o imbróglio foi criado e o Ministério Público, a pedido do GDF, considerou vício de iniciativa por se tratar de uma lei que deve sair a proposta do Executivo e não do Legislativo.

Governador Ibaneis, quer gestores públicos e com experiência nas administrações regionais

Governador Ibaneis Rocha (MDB)

O governador Ibaneis utilizou o bom senso e, no ano passado, sugeriu à Casa Civil que analisasse os currículos dos administradores e que eles tivessem uma experiência comprovada, além de formação em áreas afins. Assim foi feito e muitos ficaram de fora.

Agora, não seria justo com aqueles que foram barrados anteriormente por não comprovarem a experiência e nem a formação, acatar a indicação de um nome que ainda não conseguiu concluir uma graduação para assumir a Administração de Planaltina, uma RA com muitas complexidades e necessidades que exigem não apenas um cabo eleitoral no seu comando.

A comunidade está em polvorosa para que isso não ocorra, estão utilizando de vários métodos para chamar a atenção do distrital Cláudio Abrantes e do Governador Ibaneis, através de enquetes, lives, rádios, cartas abertas, entrevistas em blogs e abaixo-assinado eletrônico.

Tem competentes para assumir se ele quiser

A população está aguardando uma justifivativa plausível do distrital Cláudio Abrantes para no mínimo considerar as lideranças que têm trabalho representativo na cidade e indicar alguém com experiência com a coisa pública como também que conheça as lideranças e tenha um canal aberto para atender os anseios das comunidades dos bairros de Planaltina.

O deputado deveria se permitir ao diálogo com essas lideranças que já tem nomes para indicar com o perfil e experiência exigidas para a função, inclusive nomes com MBA em Administração Pública e Gerência de Cidades, oriundo do seu próprio grupo.

Fica a dúvida o que o Célio Rodrigues (cabo eleitoral) fez para merecer tamanha deferência do Deputado, a ponto de colocar a sua eleição de 2.022 em risco, pois as lideranças de Planaltina não estão satisfeitas e isso poderá refletir em oposição na próxima eleição.

Sem dizer que abrirá espaço para outros concorrentes capitaniarem as lideranças insatisfeitas do seu grupo e os determinados oposicionistas.

Fotos: Internet

Deixe um comentário